São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ossada de Paiva foi identificada em 1973

Diretor do IML de Cabo Frio diz ter reconhecido ossos

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A ossada do deputado Rubens Paiva foi identificada no IML (Instituto Médico Legal) do Rio no início de novembro de 1973, disse ontem o diretor do IML de Cabo Frio (cidade a 140 km do Rio), Jorge Galvão da Fontoura, 72.
Na época, Fontoura dirigia o Serviço de Radiologia do IML do Rio. Para fazer a identificação, ele disse que comparou a arcada dentária da ossada com a ficha odontológica de Paiva.
Fontoura disse que, a fim de reforçar a identificação, comparou marca de fratura na tíbia direita da ossada com radiografia de fratura no mesmo local sofrida por Paiva em 1970. ``Não tenho a menor dúvida de que a ossada era de Rubens Paiva", afirmou Fontoura.
O desaparecimento de Rubens Paiva ocorreu em 1971. Fontoura disse que, após identificar a ossada, passou a sofrer ameaças de morte por meio de telefonemas. Com medo, ele teria mantido a descoberta em segredo.
Segundo Fontoura, a ossada de Paiva foi achada na praia do Recreio dos Bandeirantes (zona oeste) em 30 de outubro de 1973. Um documento em seu poder afirma que o detetive Amauri de Oliveira, da Polícia Civil, achou a ossada.
Fontoura disse que costumava comparar cadáveres e ossadas sem identificação que chegavam ao IML com dados corporais de desaparecidos políticos.
Ele disse que o crânio da ossada tinha a marca de um tiro na nuca. Por meio de informações policiais, Fontoura disse saber que um tiro na nuca matara Paiva: ``Desconfiei de que podia ser ele. Consegui sua ficha dentária, que coincidia com a arcada da ossada".
Outra evidência de que era a ossada de Paiva seria a marca de fratura externa na perna direita. Fontoura disse que obteve a radiografia da perna que Paiva fraturara.
``Era a mesma perna. A fratura era igualzinha". Segundo Fontoura, a identificação foi abafada pela Secretaria de Segurança do Estado: ``A ossada desapareceu logo depois. E começaram as ameaças contra mim e minha família".

Texto Anterior: Inspeção no Rio procura flagrar trabalho infantil; Sem-terra ocupam fazenda no sertão de PE; Decretada prisão de fazendeiro na PB; TSE determina nova recontagem no MA; PC deve passar final de semana em casa; Metalúrgicos da Força definem reivindicações; Lula faz críticas à greve dos petroleiros; Exportadores dos EUA criticam custo de porto
Próximo Texto: Procurador admite reabertura do inquérito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.