São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre aos 53 líder do Grateful Dead

Jerry Garcia sofre ataque cardíaco

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Jerry Garcia, líder da banda de rock Grateful Dead, morreu ontem de ataque cardíaco nas imediações de San Francisco, costa oeste dos Estados Unidos.
O grupo, formado em 1964, foi um dos principais porta-vozes da contracultura no final da década de 60.
Garcia tinha 53 anos e estava internado numa clínica para tratamento de viciados em drogas. Seu último show foi realizado em 9 de julho, em Chicago.
O Grateful Dead se manteve por 31 anos entre as bandas de rock capazes de atrair as maiores multidões para suas apresentações ao vivo.
Seus fãs, entre eles muitos remanescentes da geração dos anos 60, mas também grande número de adolescentes, dedicam ao Grateful Dead uma adoração que às vezes beirava os limites da devoção.
Durante todo o dia de ontem, muitos dos sistemas da Internet, a rede de mundial de comunicação por computador, estiveram congestionados por causa da morte de Garcia, que provocou milhões de mensagens de seus cultores.
O estilo do Grateful Dead misturava rock, blues e folk. Seus maiores sucessos foram ``Casey Jones", ``Friend of the Devil" e ``Touch of Grey".
Garcia é o quarto integrante do Grateful Dead a morrer. Em 1973, Ron McKernan morreu de alcoolismo; em 1980, Keith Godchaux morreu em um acidente de automóvel; e, em 1990, Brent Mydland morreu vítima de uma overdose.
Com suas improvisações à guitarra e o visual psicodélico que não se alterou com o passar do tempo, Garcia era a principal atração do grupo.
Ele virou até nome de sorvete, o Cherry Garcia, da fábrica Ben & Jerry, formada por dois ex-hippies no Estado de Vermont, Costa Leste dos EUA, convertidos em empresários, que resolveram aproveitar o nome do ídolo.
Em 1991, após vários problemas de saúde, Garcia anunciou que estava deixando de fumar e consumir drogas.
Garcia estava casado pela terceira vez, com a cineasta Deborah Koons, e deixou quatro filhas, com idades de 32 a 6 anos.

Texto Anterior: 'Guerra' começou em março
Próximo Texto: EUA oficializam hoje pacote contra o fumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.