São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA oficializam hoje pacote contra o fumo

CARLOS EDUARDO LINS E SILVA
DE WASHINGTON

Aguarda-se para hoje o anúncio formal da decisão do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, de classificar a nicotina como droga que provoca dependência.
O Federal Register (diário oficial) vai publicar decreto no qual Clinton autoriza medidas para impedir menores de idade de fumar.
A agência encarregada do controle será a Food and Drug Administration (FDA), que fiscaliza o comércio de alimentos e remédios.
Após a publicação, a FDA receberá por 90 dias sugestões de mudanças no decreto. A indústria de tabaco deverá usar esse período para pedir sistemas voluntários de controles de vendas a menores.
Ontem, os maços de cigarros da Philip Morris, a líder do setor, começaram a circular com a inscrição ``venda proibida a menores".
A associação nacional de produtores de tabaco afirmou que vai lutar na Justiça e no Congresso contra o decreto.
Entre as medidas esperadas estão: prova de maioridade para a compra de cigarros (como acontece com álcool), proibição de venda nas proximidades de escolas e restrições à publicidade.
(CELS)

Texto Anterior: Morre aos 53 líder do Grateful Dead
Próximo Texto: Suspeito de Oklahoma faz acordo com Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.