São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catástrofes mataram 85 mil em dez anos

Japão, Armênia e Filipinas sofreram piores tragédias

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos dez anos, as principais tragédias relacionadas às catástrofes naturais, como terremotos, furacões e tufões, causaram a morte de mais de 85 mil pessoas.
Mas, ao menos nos últimos anos, o pior caso de vítimas ocasionadas por terremotos aconteceu na Armênia, uma república da ex-União Soviética. Em 1988 tremores provocaram a morte de 50 mil pessoas na região.
O caso mais recente aconteceu no início deste ano no Japão, na região das cidades de Kobi e Osaka, quando um terremoto vitimou 5.493 pessoas.
O terremoto em Kobi acabou colocando por terra a teoria de que os países pobres sofrem maiores perdas e, os mais desenvolvidos, já teriam aperfeiçoado uma tecnologia que minimizasse os danos causados por terremotos.
Em relação a furacões e tufões, o pior caso da década aconteceu nas Filipinas, em 1993. Uma série de tufões deixaram 120 mortos. Dois anos antes, na China, um tufão matou 99 pessoas.
O caso recente do furacão Erin, na região da Flórida, nos EUA, foi um feliz lance do acaso. O furacão se transformou em uma tormenta tropical. O que não impediu que deixasse dois mortos e cinco desaparecidos.
(MR)

Texto Anterior: 'É difícil imaginar que isso possa acontecer'
Próximo Texto: Fortalezas revelam a real República Tcheca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.