São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tema é manchete do NYT

DE NOVA YORK

O jornal norte-americano ``The New York Times" publicou ontem reportagem sobre o trabalho semi-escravo no Brasil.
A matéria foi a principal manchete do jornal e ocupou mais de meia página no primeiro caderno.
A reportagem do ``The New York Times" visitou fazendas na região de Rio Pardo (MS), onde pelo menos 30 pessoas (homens, mulheres e crianças) trabalham sem receber remuneração.
A maioria não pode deixar as fazendas em que trabalham porque tem dívidas com os patrões, que muitas vezes emprestam dinheiro para eles chegarem à fazenda.
O jornal cita relatório da Comissão Pastoral que afirma que o número de trabalhadores semi-escravos no Brasil cresceu de 4.883 em 1991 para 25.193 no ano passado.
Mas, segundo outra fonte citada na reportagem -o sociólogo José de Souza Martins, as pessoas que vivem em regime de trabalho forçado no país chega a 85 mil.
O aumento no número de trabalhadores semi-escravos, relata o jornal, fez com que o presidente Fernando Henrique Cardoso criasse uma comissão para investigar a utilização do trabalho escravo.

Texto Anterior: Fiscalização em MG autua nove siderúrgicas
Próximo Texto: Governo defende empréstimo de US$ 710 milhões para a estatal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.