São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião liga a Terra em 45 minutos

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA EM PORTO ALEGRE

O ex-astronauta Charles ``Pete" Conrad, 65, terceiro homem a pisar na Lua, disse ontem que está sendo desenvolvido nos EUA um avião-foguete capaz de atingir qualquer lugar da Terra em 45 minutos.
Conrad é vice-presidente do projeto DC-X (``Delta Cliper") da McDonell Douglas, empresa que se dedica ao programa do avião-foguete há quatro anos.
Em 1996, diz ele, a Nasa assinará contrato para a construção de um veículo deste tipo.
O primeiro vôo deverá ocorrer em 1999. Segundo ele, o objetivo principal das aeronaves será o transporte de ``carga de alta prioridade", como órgãos humanos para transplante.
Além da Nasa, diz, o uso comercial (transportaria 70 pessoas) e militar constituiria o melhor mercado para o novo veículo.
A McDonell Douglas, disse Conrad, em entrevista coletiva em Porto Alegre (RS), já fez oito vôos experimentais, o último em maio passado.
O combustível baseia-se em hidrogênio e oxigênio, não causando problemas ao ambiente. O contrato oferecido pela Nasa para a construção do veículo está orçado em US$ 60 milhões.

Texto Anterior: EUA aprova criação do "chip de censura"
Próximo Texto: Câmara pede lista de `corruptos' feita por ACM; Congresso aprova verba para missão em Angola; STF manda reabrir processo de diplomatas; José Serra defende criação da CMF; TCE faz homenagem a Miguel Reale em SP; Câmara tenta aprovar recurso para pecúlio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.