São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genros e filhas de Saddam fogem do Iraque e se asilam na Jordânia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois genros do presidente do Iraque, Saddam Hussein, fugiram com suas famílias e pediram asilo político na Jordânia.
O tenente-general Hussein Kamel Hassan e o tenente-coronel Saddam Kamel Hassan eram ministros. Hussein chefiava a Industrialização Militar e era considerado o homem mais poderoso do Iraque depois do presidente. Saddam era chefe da guarda pessoal de Saddam Hussein.
O rei Hussein, da Jordânia, deu asilo ao grupo -cerca de 30 pessoas que cruzaram o deserto entre Bagdá e Amã em um comboio de Mercedes-Benz. Vários assessores também pediram asilo.
O tenente-general Hassan, como ministro da Industrialização Militar, foi o responsável pela construção do arsenal iraquiano destruído pelos EUA e seus aliados na Guerra do Golfo, em 91. Era Hassan o responsável por negociar com Rolf Ekeus, o observador da ONU que monitora o desarmamento imposto ao Iraque pela ONU após a guerra.
Outro filho de Saddam, Uday, esteve na Jordânia anteontem à noite, em conversa com o rei Hussein. Aparentemente, tentava convencer o rei a não aceitar os cunhados como asilados ou pressionar para que eles voltassem.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, cumprimentou o rei jordaniano pela decisão de dar asilo e prometeu que os EUA apoiarão a Jordânia. Clinton é o maior defensor do embargo ao Iraque.
Opositores do regime de Saddam Hussein exilados na Síria e no Reino Unido celebraram a fuga dos dois irmãos. Segundo diplomata jordaniano, o grupo de asilados já está em contato com opositores iraquianos no exterior.

Texto Anterior: Embaixador voltava de férias na Guatemala
Próximo Texto: Prisão de traficantes derruba preço da coca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.