São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genros de Saddam fogem do Iraque

Jordânia dá asilo e EUA apóiam

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois genros do presidente do Iraque, Saddam Hussein, fugiram com suas famílias -inclusive duas filhas do presidente- e pediram asilo político na Jordânia.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, disse que a Jordânia pode contar com apoio militar do país se o Iraque fizer retaliação ao asilo concedido pelos jordanianos aos dois genros de Saddam Hussein.
Os EUA anunciaram ontem que seus fuzileiros navais vão fazer manobras conjuntas com as forças jordanianas a partir da segunda-feira, até o próximo dia 30.
O tenente-general Hussein Kamel Hassan e o tenente-coronel Saddam Kamel Hassan são casados com duas filhas de Saddam Hussein e são ministros no país.
Hussein chefiava a Industrialização Militar e era considerado o segundo homem do Iraque, depois do presidente. Seu irmão, Saddam, era chefe da guarda pessoal do sogro.
O rei Hussein, da Jordânia, deu asilo ao grupo -cerca de 30 pessoas que cruzaram o deserto entre Bagdá e Amã em um comboio de Mercedes-Benz. Vários assessores também pediram asilo.
O tenente-general Hassan, como ministro da Industrialização Militar, foi o responsável pela construção do arsenal iraquiano destruído pelos EUA e seus aliados na Guerra do Golfo, em 91.
Uday, filho de Saddam Hussein, esteve na Jordânia anteontem à noite e tentou convencer o rei Hussein a não aceitar os cunhados como asilados ou pressionar para que eles voltassem.
Bill Clinton cumprimentou o rei jordaniano pela decisão de dar asilo. Clinton é o maior defensor do embargo decretado pelas Nações Unidas contra o Iraque desde que o país invadiu o Kuait, há cinco anos.
``Deve estar claro que os Estados Unidos consideram a Jordânia um aliado que merece nossa proteção se a sua segurança for ameaçada por causa deste incidente", disse Clinton.
Segundo o Pentágono (centro militar dos EUA), as manobras militares anunciadas ontem já estavam previstas antes de os genros e as filhas de Saddam Hussein fugirem.

Texto Anterior: Israel e OLP anunciam acordo
Próximo Texto: Dez condenados são executados em Pequim; Taiwan condena teste de mísseis da China; Grupo explode bombas por Abu-Jamal; EUA têm 5 milhões de prisioneiros; Ross Perot recebe candidatos à Presidência; Júri condena Madame Hollywood; Italiano rouba bolsa da mãe por engano; Inundação mata dez pessoas na Espanha; Naufrágio deixa 50 desaparecidos na Índia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.