São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos bascos acusados de planejar ataque a rei

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia espanhola prendeu em Palma de Mallorca (ilha na costa sul da Espanha) três militantes da organização separatista basca ETA, acusados de planejar atentado contra o rei Juan Carlos.
Sete pessoas, também supostamente ligadas ao ETA (Pátria Basca e Liberdade), foram presas no sudoeste da França, região basca.
Na primeira operação foi preso José Vidal Rego, 56, um dos principais líderes da organização. Com ele, foi preso seu filho, Iñaki. Na operação da França, foram presas sua mulher e sua filha.
Rego alugou uma casa em Porto Pí, em frente ao lugar onde costuma atracar o "Fortuna, veleiro da família real, e a 500 metros do palácio de Marivent, onde o rei Juan Carlos passa férias.
A família real disse que vai continuar sua temporada em Mallorca. José Vidal do Rego havia sido preso em 1979, acusado de outro atentado contra o rei Juan Carlos.
O ETA faz ações terroristas e quer a criação de um Estado basco no nordeste da Espanha.

Texto Anterior: EUA acusam dois pelo atentado em Oklahoma
Próximo Texto: França pede fim de testes nucleares e sugere criação de hotel em atol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.