São Paulo, sábado, 12 de agosto de 1995 |
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Trecho prioritário fica a oeste de São Paulo
ANDRÉ LOZANO
Nesse trecho circulariam cerca de 66 mil veículos por dia, enquanto no trecho oposto (a leste) passariam cerca de 34 mil veículos diariamente, segundo estimativas da Dersa. O primeiro trecho terá duas pistas com três faixas cada entre as rodovias Régis Bittencourt e Castelo Branco. Entre a Raposo Tavares e a Castelo Branco, as pistas terão quatro faixas e passam a duas faixas entre a Castelo Branco e a Bandeirantes. O rodoanel terá pedágios e serviço de ajuda ao usuário, como o existente atualmente em algumas rodovias da Dersa. Ele será construído em um raio entre 20 km e 30 km do centro de São Paulo. Segundo a Dersa, a velocidade média do tráfego na região metropolitana de São Paulo é de 19 km/h. Mantidas as tendências de crescimento da frota paulistana, a velocidade média na cidade será de 14 km/h no ano 2000. De acordo com a Dersa, a velocidade média das grandes metrópoles ultrapassa 25 km/h. A empresa calcula que nos próximos dez anos cerca de 600 mil veículos serão despejados diariamente nas marginais -hoje entram em São Paulo pelas marginais cerca de 400 mil veículos por dia. Dos 600 mil veículos, pelo menos 200 mil serão caminhões, de acordo com a Dersa. Prejuízos A Dersa diz que a redução de 5 km/h na velocidade média dos veículos que circulam na cidade traria vários prejuízos. O primeiro seria o aumento de consumo de combustível -estima-se um gasto adicional de US$ 1,5 bilhão ao ano. O tempo adicional perdido com o transporte de pessoas chegaria a 1,7 bilhão de horas por ano, acarretando um prejuízo superior a US$ 3 bilhões/ano. (AL) Texto Anterior: Corredor tem dobro de veículos Próximo Texto: Anel é necessário desde 1963 Índice |
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