São Paulo, sábado, 12 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trecho prioritário fica a oeste de São Paulo

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O trecho prioritário do rodoanel situa-se a oeste da região metropolitana, entre as rodovias Régis Bittencourt e Anhanguera.
Nesse trecho circulariam cerca de 66 mil veículos por dia, enquanto no trecho oposto (a leste) passariam cerca de 34 mil veículos diariamente, segundo estimativas da Dersa.
O primeiro trecho terá duas pistas com três faixas cada entre as rodovias Régis Bittencourt e Castelo Branco. Entre a Raposo Tavares e a Castelo Branco, as pistas terão quatro faixas e passam a duas faixas entre a Castelo Branco e a Bandeirantes.
O rodoanel terá pedágios e serviço de ajuda ao usuário, como o existente atualmente em algumas rodovias da Dersa.
Ele será construído em um raio entre 20 km e 30 km do centro de São Paulo.
Segundo a Dersa, a velocidade média do tráfego na região metropolitana de São Paulo é de 19 km/h. Mantidas as tendências de crescimento da frota paulistana, a velocidade média na cidade será de 14 km/h no ano 2000. De acordo com a Dersa, a velocidade média das grandes metrópoles ultrapassa 25 km/h.
A empresa calcula que nos próximos dez anos cerca de 600 mil veículos serão despejados diariamente nas marginais -hoje entram em São Paulo pelas marginais cerca de 400 mil veículos por dia. Dos 600 mil veículos, pelo menos 200 mil serão caminhões, de acordo com a Dersa.

Prejuízos
A Dersa diz que a redução de 5 km/h na velocidade média dos veículos que circulam na cidade traria vários prejuízos. O primeiro seria o aumento de consumo de combustível -estima-se um gasto adicional de US$ 1,5 bilhão ao ano.
O tempo adicional perdido com o transporte de pessoas chegaria a 1,7 bilhão de horas por ano, acarretando um prejuízo superior a US$ 3 bilhões/ano.
(AL)

Texto Anterior: Corredor tem dobro de veículos
Próximo Texto: Anel é necessário desde 1963
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.