São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Cultura da Vida' será tema de conferência; A FRASE; O NÚMERO; Emprego de hormônios deve ser bem controlado; Prevenção de embolia terá curso em setembro; Flúor no leite pode prevenir cárie dentária

JULIO ABRAMCZYK

`Cultura da Vida' será tema de conferência
A professora Virgínia Leone Bicudo, analista-didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, proferirá no dia 15 de setembro, às 20h30, no anfiteatro do Instituto Oscar Freire, da Faculdade de Medicina da USP (foto), na zona oeste de São Paulo, a conferência inaugural da jornada comemorativa do 10º aniversário do Instituto de Psicossomática de São Paulo. O tema será ``Cultura da Vida".

A FRASE
``O SUS (Sistema Único de Saúde) conseguiu a proeza de quebrar santas casas com 400 anos de tradição."
Do deputado federal Osmânio Pereira (PSDB), na 13ª Convenção Brasileira de Hospitais, em junho de 95.

O NÚMERO
20 ... mil casos de Aids foram diagnosticados no município de São Paulo nos últimos 15 anos.

Emprego de hormônios deve ser bem controlado
Para o professor Laurival A. De Luca, da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), em mulheres na menopausa com antecedentes de câncer de mama tratado -e aparentemente curado-, o tratamento da reposição hormonal é benéfico para os sintomas e sinais do climatério, melhora a qualidade de vida e atua na prevenção de doenças degenerativas, coronarianas e osteoarticulares. Entretanto, o especialista destaca que o tratamento hormonal não pode ser indiscriminado e realizado de forma empírica, devendo ser realizado com cautela, esclarecimento e consentimento da paciente.

Prevenção de embolia terá curso em setembro
Será realizado no dia 16 de setembro, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, um curso intensivo organizado pelo médico Victor Strassmann sobre prevenção do tromboembolismo em cirurgia, com a participação de especialistas das áreas de hematologia, pneumologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, oncologia, ortopedia, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral e laparoscópica. Inscrições no tel. (011) 845-0337.

Flúor no leite pode prevenir cárie dentária
Para as áreas onde não é possível colocar flúor na água consumida pela população, acrescentar flúor ao leite para prevenir a cárie dentária das crianças pode ser uma opção eficiente. Programas comunitários desenvolvidos na Bulgária, Chile, China, Inglaterra e Rússia, segundo a Organização Mundial da Saúde, mostraram que o leite, tanto o líquido quanto o em pó, são adequados para a fluoretação.

Texto Anterior: Artigo nos EUA sugere solução para calvície
Próximo Texto: Espera por teste é de pelo menos 20 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.