São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excesso de oferta reduz os juros dos CDBs

DA ``AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

A expectativa de queda dos juros, mais acentuada do que a prevista pelo DI futuro, provocou um forte aumento na procura por ativos prefixados, como CDBs, fundos de renda fixa tradicionais e caderneta de poupança.
O excesso de oferta de dinheiro reduziu, contudo, os juros dos CDBs. Como estes servem de base para o cálculo da TR e da TBF, a perda de rentabilidade do CDB afeta a caderneta e os DRA.
Na sexta-feira, bancos pagaram para captação de grandes quantias em CDBs taxa ao ano de 45,20%, o equivalente a 3,26% por 31 dias. O CDI-Over prometeu 3,31%.
Passou a ser negócio para as instituições captar mais barato junto ao cliente e repassar mais caro no mercado interbancário. Nessa situação, opte por ativos indexados ao CDI, como os fundos DI.
Evite aplicações nos novos fundos, os FIFs. A legislação que modificou as regras dos fundos permite aos bancos três opções: 1) extinguir os fundos antigos, 2) incorporá-los aos novos e 3) transformar os antigos em novos.
Prefira os bancos que escolherem a terceira alternativa. Desde que o administrador não misture cotas, o investidor poderá usufruir da liquidez antiga e dos benefícios na liberdade de formação de carteira dos novos fundos.
Como as cotas antigas carregam para os novos fundos a liquidez adquirida, essa é uma boa hora para formar um colchão de liquidez no fundo de commodities.

Texto Anterior: BC taxa capital externo e reforça opção por juro alto
Próximo Texto: Qualitivity receita sinergia e planejamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.