São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Música é o forte de 'Casa de Brinquedos'

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

Música é o forte de `Casa de Brinquedos'
O espetáculo, em cartaz no Tuca, tem trilha sonora de Toquinho e cenários e texto de Elifas Andreato
Boas músicas no teatro, interpretadas por atores competentes.
Assim é a montagem de ``Casa de Brinquedos", no Tuca, musical com as canções sobre brinquedos, a maioria de Toquinho e Mutinho, que também assinam a trilha sonora do espetáculo.
Aquelas clássicas, como ``Bicicleta", ``Bailarina" e ``O Caderno", estão no disco de mesmo nome, de 1983, que a Polygram relança.
``Casa de Brinquedos" tem um cenário encantador, de Elifas Andreato (autor também do texto e do figurino), e conta a visita de um garoto (João Mota) a uma casa em que os brinquedos ganham vida e contracenam com ele.
A peça não tem propriamente um enredo, são cenas de dança que se sucedem, revelando as características dos brinquedos do repertório dos ``baús" das crianças.
Bicicleta, trenzinho, espingarda de rolha, macaco de corda, bailarina de caixinha de música, urso de pelúcia, boneca de pano.
Depois que Gepeto leva o menino à casa, cada brinquedo mostra o que sabe fazer, durante a execução das canções, e conversa com o garoto sobre o medo que tem de um certo monstro, o Sombra.
Ele persegue a Casa de Brinquedos com ruídos de trovão, raios e relâmpagos. A missão dos personagens é derrotar o inimigo.
O Robô (Fábio Saltini) é o mais engraçado deles. Mas é difícil determinar o personagem que mais conquista a platéia.
A atuação de Gepeto (Ivan Cápua) limita-se à tarefa inicial, o que é uma pena, pois o personagem tem riqueza histórica suficiente para ter um papel mais complexo no enredo.
Além disso, a gravação da voz do personagem é quase inaudível. Por que não usar a voz do ator? Por que o teatro para crianças insiste em fazer play-back?
Mas isso não altera a qualidade de ``Casa de Brinquedos". As canções têm boa gravação e ganham as cenas, junto com a coreografia, de Flávia Goldstein.
Algumas cenas se destacam, como a que apresenta ``Bicicleta", liderada pela versátil Ieda Cândido, ou o quadro ``A Bola", que tem um figurino de impacto.
Silvana Teixeira, no papel de uma boneca de pano, canta bem e é a que melhor interage com o público. Vá conferir.

Peça: Casa de Brinquedos
Direção: Mário Masetti
Direção musical: Toquinho
Elenco: João Mota, Maurício Xavier, Silvana Teixeira, Fábio Saltini, Ieda Cândido, Rosana Paz e outros
Onde: Tuca (r. Monte Alegre, 1.024, tel. 873-3422, zona oeste)
Quando: sáb e dom, às 16h
Quanto: R$ 12,50

Texto Anterior: Vinheria tem festival
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.