São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bispo encontra ossos queimados na fazenda

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM VILHENA

O bispo de Guajará Mirim, d. Geraldo Verdier, disse que encontrou anteontem ossos carbonizados no acampamento dos sem-terra na fazenda Santa Elina, em Corumbiara (sul de Rondônia).
O bispo solicitou ao governador Valdir Raupp (PMDB) que os ossos sejam analisados, para saber se são humanos ou de animais.
O bispo disse que encontrou os ossos (em pedaços pequenos) em quatro fogueiras diferentes na fazenda Santa Elina.
``Eu não quero acusar ninguém, mas, dada a violência com que foi tratado meu povo, exijo seriedade nas análises e vou reservar parte das ossadas para mim", disse.
Raupp recebeu sacolas com ossos quando saía de reunião de duas horas com o presidente nacional do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, o sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro, do Conselho Nacional de Direitos Humanos, e dirigentes petistas.
O PT de Rondônia decide hoje, em reunião de sua Executiva em Porto Velho (RO), se deixa o governo do Estado.
O advogado Paulo César de Lara, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Rondônia, acusou o governo estadual de enterrar quatro sem-terra como indigentes em Vilhena, ``não respeitando o sagrado direito das famílias aos seus mortos".
Raupp disse que o enterro foi feito porque os legistas não aconselharam o transporte dos corpos para fora da cidade, em razão do estado em que se encontravam.

Texto Anterior: Polícia desarma sem-terra e fazendeiros
Próximo Texto: O CONFLITO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.