São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia desarma sem-terra e fazendeiros

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM VILHENA

O governador de Rondônia, Valdir Raupp (PMDB), determinou ao secretário de Segurança Pública, Vanderley Mosini, desarmamento total na região de Colorado do Oeste e Corumbiara, onde há focos de tensão entre trabalhadores sem-terra e fazendeiros.
Segundo o secretário, o governo solicitará à Justiça mandados de busca e apreensão nas fazendas da região para confiscar armas que estejam em posse de sem-terra ou de fazendeiros.
A partir de hoje está cancelada, em todo o Estado, a expedição de porte de armas.
Raupp disse anteontem à noite em Vilhena que exigirá uma rigorosa investigação para apurar se houve excesso da PM no despejo dos sem-terra da fazenda Santa Elina (veja quadro).
Ele negou que existissem pistoleiros aliados à PM na ação, mas admitiu a existência de jagunços na região, "assim como no Estado do Pará e outros".
Seu secretário de Agricultura, Osvaldo Pitaluga (PT), afirma que pistoleiros auxiliaram a PM.
Raupp disse ainda que o ministro da Justiça, Nelson Jobim, determinou apenas o acompanhamento, pela Polícia Federal, do inquérito policial presidido pelo delegado de Vilhena, Raimundo Mendes de Souza Filho, e não a apuração por um inquérito próprio.
Jobim esteve no sábado em Porto Velho.
Os sem-terra que estão alojados no salão paroquial da igreja de Colorado do Oeste tiveram ontem motivos para comemoração. Uma mãe reencontrou o filho que considerava morto.
Aurita Gonçalves Santos, 43, não via o filho José Carlos Gonçalves Santos, 16, havia 15 dias. Ele era um invasores da fazenda Santa Elina.
Aurita disse que pensava que seu filho ``era um dos mortos enterrados sem nome".
O filho não quis revelar como fugiu do conflito: ``Fiquei apenas `alongado' (escondido) na mata".
Até agora, a CPT (Comissão Pastoral da Terra) e a Comissão dos Direitos Humanos da OAB-Rondônia não têm um número preciso de desaparecidos.

Texto Anterior: Objetivo agora é vender o Banespa
Próximo Texto: Bispo encontra ossos queimados na fazenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.