São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso de estudantes católicos reúne 650 pessoas em colégio de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 500 alunos de cerca de 60 escolas da Grande São Paulo participaram anteontem do 2º Congresso de Estudantes Católicos, promovido pelo Colégio Santo Américo (Morumbi, zona sul da capital).
Cerca de 150 professores e representantes de pais compareceram às atividades que se estenderam ao longo do dia.
Os debates, conferências e apresentações de teatro estavam centrados na idéia de uma ``pastoral urbana". O tema, inspirado no Vaticano, identifica uma prática cristã que não se limita à paróquia.
``É uma cultura de vida em oposição a uma cultura de morte", disse Alexandre Borges, 23, professor do Santo Américo e coordenador do congresso.
Os alunos (todos do 2º grau) se mostraram preocupados com o cotidiano. ``Os estudantes do colégio têm um bom nível de vida, mas estamos cercados por favelas. Ou pensamos no futuro ou as consequências dessa desigualdade vão atingir todo mundo", disse a estudante Sandra Paula Fiorentini, 17, presidente do congresso.
Entre os convidados, estava dom Emílio Pignoli, bispo de Campo Limpo, zona sul de São Paulo.
``Vocês serão responsáveis por uma sociedade mais justa e fraterna no terceiro milênio", disse aos alunos. Uma carta do papa enviada ao colégio saudou os participantes.
Luiz Lauand, professor de filosofia da Universidade de São Paulo, falou aos professores e pais sobre ética e moral. ``Vivemos numa época em que o conceito de ética está em desuso", disse. ``A moral não é estática, nada tem a ver com normas e imposições. É o processo de auto-realização do homem."
O Colégio Santo Américo existe há quase 50 anos, tem cerca de 2.500 alunos e pertence aos monges beneditinos. No congresso de anteontem, dois terços das escolas representadas eram leigas.
Raul Masseur, presidente do comitê organizador do congresso, disse que as escolas não-religiosas estão se interessando cada vez mais pelos encontros que debatem temas como valores e ética.

Texto Anterior: WALTER CENEVIVA
Próximo Texto: Liquidações podem iludir consumidor, alerta Procon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.