São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Treinamento em SP dura oito meses

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para se tornar PM em São Paulo, o candidato passa por uma série de exames. Cada fase é eliminatória.
Primeiro, ele é submetido a um teste de escolaridade, com questões de português, matemática e conhecimentos gerais. A nota mínima para aprovação é 5.
Depois, pela ordem, passa por exames médicos, prova de condicionamento físico, exames psicológicos e tem seu procedimento social investigado.
Nesse último item, a polícia checa antecedentes do candidato e de parentes para ver se há envolvimento com crimes, drogas ou outros problemas que possam comprometer sua conduta na PM.
O teste de escolaridade, por exemplo, aprova 49,97% dos candidatos, em média. Nos testes de saúde, são aprovados 57,54% dos que “sobreviveram” ao teste de escolaridade.
Se passar por todos os testes, o candidato vai para a Escola de Formação de Soldados da PM, em Pirituba (zona oeste de São Paulo).
O curso dura oito meses, durante os quais o aluno recebe um salário um pouco inferior aos R$ 600 de um soldado na ativa.
As inscrições para policiais do sexo masculino ficam abertas durante todo o ano. Para policiais femininas, abrem de acordo com o número de vagas. No próximo dia 14, serão abertas inscrições para o feminino. Atualmente há 300 vagas para bombeiras.
(ARF)

Texto Anterior: Déficit chega a 13 mil PMs no Rio
Próximo Texto: Cidade do Rio Grande do Sul vai ter vinho encanado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.