São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade do Rio Grande do Sul vai ter vinho encanado

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Bento Gonçalves (RS) terá vinho encanado a partir de outubro, quando a Coooperativa Vinícola Aurora inaugurar na cidade seu ``vinhoduto".
A cidade é conhecida por realizar a Festa Nacional do Vinho, na qual fabricantes do Rio Grande do Sul -principal Estado produtor- apresentam seus lançamentos.
A obra consiste na instalação de três dutos paralelos de 4,5 km de extensão cada no subsolo da cidade (125 km ao norte de Porto Alegre).
Uma das tubulações vai transportar vinho ou suco. A outra, água tratada, e a terceira, os efluentes (resíduos industriais da produção).
O objetivo da empresa, maior cooperativa vinícola da América Latina, é reduzir gastos e eliminar problemas ambientais -motivados pelo lançamento dos efluentes em rios- e de escassez de água, decorrente da falta de mananciais no município.
Com o ``vinhoduto", o consumo da empresa será menor porque a água usada no processo industrial será tratada e reaproveitada.
O tratamento dos efluentes e a reutilização da água vão garantir, segundo a empresa, uma economia anual de 150 milhões de litros.
O volume corresponde ao total de água consumida durante uma semana na cidade, que tem cerca de 100 mil habitantes.
O custo da obra é de US$ 3 milhões, o equivalente a 4% do faturamento da empresa estimado para este ano (US$ 75 milhões).
O vinho partirá de três unidades da Aurora -uma em construção- para a matriz, onde é feito o engarrafamento. A tubulação que vai transportar o produto tem dez centímetros de diâmetro.
O vinhoduto deverá se transformar em atração turística. Haverá locais na rua onde os dutos serão transparentes e o fluxo do vinho poderá ser visto.
A Aurora, fabricante do Marcus James, vinho estrangeiro mais vendido nos EUA, possui 1.550 famílias associadas. A empresa é responsável por 99,4% das exportações de vinho do Brasil.

Texto Anterior: Treinamento em SP dura oito meses
Próximo Texto: Placas identificam animais em Vitória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.