São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placas identificam animais em Vitória

Cães ganham número de cadastro

WAGNER OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Vitória (ES) determinou o emplacamento de todos os animais domésticos da cidade.
A placa, confeccionada em alumínio e com dois a quatro centímetros quadrados, é afixada na coleira e traz o número com o qual o animal foi cadastrado pelos técnicos da prefeitura.
No cadastro informatizado de cada animal -acionado a partir do número da placa- constam nome, espécie, raça, pelagem, sexo e data do nascimento do animal. Há também o nome do proprietário, sua assinatura e endereço.
Segundo o secretário, uma lei que está sendo regulamentada vai prever multas para o proprietário do animal apreendido sem placa.
``Essas medidas visam a disciplinar a circulação dos animais nas vias públicas e evitar a proliferação de doenças. Com o emplacamento, fica mais fácil identificar e responsabilizar o proprietário do animal", afirmou.
Segundo o secretário, 22.409 animais -19.099 cães e 3.310 gatos- já foram registrados.
A população de Vitória é de 265 mil habitantes. Em média, 230 pessoas são atacadas por mês por animais domésticos, segundo o Controle de Zoonoses.

Texto Anterior: Cidade do Rio Grande do Sul vai ter vinho encanado
Próximo Texto: Brasileiros defenderão réus paraguaios no MS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.