São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto mede radiação do sol na atmosfera

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Todas as variações na atmosfera estão sendo monitoradas desde a semana passada em Campo Grande (MS) por um fotômetro do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O aparelho, que processa informações a cada meia hora, está medindo a atenuação da radiação solar causada por vapor e partículas liberadas por queimadas.
O interesse dos pesquisadores pelas informações transmitidas pelo aparelho é maior nesta época do ano devido ao aumento da quantidade de queimadas, provocado pela falta de chuvas.
Na semana passada, o Corpo de Bombeiros registrou a queima de mais de 400 hectares de mata.
Todas as informações são transmitidas por satélites aos computadores do Inpe e também da Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA), onde são estudadas pelos cientistas.
``Queremos entender a interação da atividade do homem com a atmosfera do planeta", explica o responsável pelo projeto, Alberto Setzer, do Inpe.
Segundo Setzer, o aparelho -o 9º do país- deve quantificar problemas causados pelas queimadas na atmosfera sul-mato-grossense.

Texto Anterior: Brasileiros defenderão réus paraguaios no MS
Próximo Texto: O dr. Egas, o latim e o feitiço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.