São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros são vítimas de complô nos EUA

<UN->MARCELO PAIVA
COLUNISTA DA FOLHA

Por aqui as férias foram bem agitadas. Vieram brasileiros de todas as partes, achando tudo barato, comprando roupas, microondas, aparelhos de som etc.
No meu caso, já que moro no Vale do Silício, encontrei-os nas lojas de computadores e me dei conta de que existe um complô armado contra consumidores desligados.
Como sou seu amigão do peito, pau para toda obra, me sinto obrigado a abrir seus olhos. Há uma queima de estoques. As promoções são de dar água na boca, e quando os preços despencam, uma pulga se aloja na orelha.
No final deste mês sai o ``Windows 95". Os computadores não compatíveis com ele estão sendo liquidados: já vi notebooks 486, tela colorida, 120 Mbytes de disco rígido e 4 Mbytes de RAM, pela bagatela de 800 doletas.
Meu conselho: não compre computadores agora, espere a onda virar marola, o ``Windows 95" entrar no mercado, a reação do mercado, e fuja correndo de toda e qualquer oferta de dar água na boca, especialmente de computadores de 4 Mbytes de memória RAM.
A partir do novo programa, tudo que virá depois será compatível com ele e você terá em casa um computador ultrapassado, apesar de novinho em folha.
Numa instalação normal, o novo ``Windows" ocupará 35 Mbytes do seu disco rígido e rodará mal e porcamente com 4 Mbytes RAM.
Outro detalhe. Cuidado se você é daqueles que se viciaram em "upgrades". O novo Windows nem foi lançado e já aparecem histórias de que dá pau. Os jornais daqui comentaram os possíveis "bugs" do novo queridinho da Microsoft, que há meses vem sendo testado por voluntários que, de acordo com os jornais, descobriram erros.
Pode ser um complô contra Bill Gates, o homem mais odiado (e invejado) atualmente nos States. Provavelmente em meses, como sempre acontece, uma versão ``Windows 95.2" aparecerá.
Se você já tem o ``Windows" velho, saiba que o novo estará saindo para você por 95 doletas. Se os representantes da Microsoft no Brasil estiverem cobrando muito mais que isso, chame a polícia; ou ligue para o seu contrabandista favorito.
Não dê essa moleza. "Combater a inflação é um dever do cidadão; alguém deve ter dito isso, não?
Finalmente: a "net", bem, isso você já sabe, tende a requerer uma placa modem/fax 14,4 mil bps; no mínimo. Computadores com placas menos velozes estão a preço de banana nanica. Passe longe deles.
Agora, se você não entendeu lhufas do que estou falando, se não sabe o que é 4 Mbytes RAM nem 14,4 mil bps, procure se informar. Não dê trela ao ditado "nasce sempre um otário para engolir os nossos sapos".

MARCELO RUBENS PAIVA está nos EUA a convite da Universidade de Stanford.

Texto Anterior: Racismo pode ser debatido na escola
Próximo Texto: Flávia Vanan, 14
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.