São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Hobsbawm fala de seu breve século

DA REDAÇÃO

Preparando-se para uma curta série de palestras e encontros, o historiador Eric Hobsbawm passou alguns dias em Paraty.
Seu programa favorito: sentar-se em um bar na avenida que leva à cidade histórica no final da tarde para ver o movimento. De vez em quando, Hobsbawm treina com certa elegância seu quase consistente vocabulário de português.
Descansado ele já está. Ou melhor, Hobsbawm mantém um aspecto de tranquilidade talvez incomum para quem conheceu de perto as tragédias deste século -e analisou com tantos detalhes os conflitos e passagens de outras épocas.
Eric Hobsbawm é um dos principais historiadores contemporâneos. Nasceu em 1917 em Alexandria, no Egito, então colônia britânica.
Seus ensaios se tornaram populares a partir de sua explicação dos fundamentos sociais do banditismo, interpretados sob a ótica da luta de classes.
Entre seus livros mais conhecidos, estão a ``História do Marxismo", que ele organizou em 12 volumes, e a clássica trilogia ``A Era das Revoluções" (1789-1848), ``A Era do Capital" (1848-1875) e ``A Era dos Impérios" (1875-1914).
Hobsbawm já esteve no Brasil várias vezes, para o lançamento de seus livros e conferências.

Próximo Texto: 'É difícil entender a sucessão de eventos passados'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.