São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Historiador influenciou visão política

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo Paulo Franchetti, especialista brasileiro na obra de Oliveira Martins, que assina a introdução da ``Correspondência" editada pela Unicamp, o historiador e Eça tinham muito em comum, sobretudo politicamente.
``Ambos tinham uma visão muito amarga e crítica de Portugal. Desconfiavam muito da modernização por que o país passava no final do século passado", diz.
Franchetti diz que Eça simpatizava com o que Oliveira Martins pretendia fazer quando foi ministro da Economia de Portugal (1891-1892).
``Ele queria ser um déspota esclarecido" -um estadista com poder absoluto que fizesse uma reforma de cima na educação e nas condições sociais.
Eça simpatizava com isso. Elogiou o livro mais famoso de Martins, ``História de Portugal", em que o autor diz que ``Portugal se tornara um cadáver esfacelando ao longo do tempo, desde a época dos descobrimentos" (século 16).
Segundo o estudioso, a influência de Martins se faz presente em algumas obras importantes de Eça: ``A Cidade e as Serras" e ``A Ilustre Casa de Ramires". Uma visão mais ``passadista" de Portugal, presente nesses dois romances, teria sido inspirada pela figura e pensamento de Martins.
Eça, por sua vez, teria influenciado o método historiográfico de Martins, que dava a seus livros um tratamento de romance realista, como os de Eça.
Mas Franchetti também aponta diferença fundamental entre ambos: Martins confiava na ação reformista, no engajamento; Eça tinha profunda descrença política. ``Isso é marcante no livro todo", diz. ``Eça estava sempre pondo em dúvida a possibilidade de que as boas intenções de Martins dessem certo na prática."
(DP)

Livro: Correspondência
Autores: Eça de Queiroz e Oliveira Martins
Lançamento: dia 17
Páginas: 224
Preço: indefinido

Texto Anterior: <UN->Livros homenageiam Eça de Queiroz<UN>
Próximo Texto: Coleção reconta história da bossa-nova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.