São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Iraque vai revelar segredo militar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Autoridades do Iraque declararam ontem estar dispostas a revelar à ONU as informações sobre o armamento militar do país.
Segundo a "INA", agência oficial de notícias do Iraque, o vice-primeiro-ministro Tarek Aziz declarou ter enviado "um convite urgente" ao inspetor da ONU, Rolf Ekeus, e ao chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Hans Blix, para que fossem a Bagdá obter as informações militares.
A estratégia visa neutralizar a ameaça feita pelo general Hussein Kamel Hassan, ex-ministro da Indústria e genro do líder iraquiano Saddam Hussein, de revelar segredos militares iraquianos ao Ocidente. Hassan fugiu para a Jordânia na semana passada.
Com a iniciativa, as autoridades iraquianas reconhecem ter escondido informações, mas responsabilizam o general desertor por isso.
Aziz acusou o general Hassan de ter "deliberadamente escondido informações importantes à comissão especial da ONU para o desarmamento do Iraque".
"Depois da fuga de Hassan, vários responsáveis pelo ministério afirmaram que o traidor havia ordenado a eles que escondessem as informações sobre armamentos, fazendo crer que se tratava de ordens das mais altas autoridades de Estado", declarou Aziz.

Próximo Texto: Família condena general desertor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.