São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detido, ex-ministro depõe

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-ministro da Defesa da Colômbia Fernando Botero Zea, a primeira e até agora única vítima política do escândalo do "narcofinanciamento, depôs ontem à Procuradoria-Geral, que apura o caso.
Botero foi um dos principais membros da campanha de Samper. Acusado de ter recebido dinheiro de traficantes do cartel de Cali, deixou o cargo no início deste mês, em uma tentativa do presidente Ernesto Samper de resgatar sua imagem -isto é, provar que não tem ligação com supostas irregularidades.
"Estou calmamente esperando por uma decisão disse Botero, que está preso desde anteontem e chegou para depor em um carro de polícia.
Ele negou todas as acusações feitas pelo ex-tesoureiro de Samper, o antiquário Santiago Medina, preso no final do mês passado. Medina foi o primeiro membro da campanha do Partido Liberal a admitir a ligação com o tráfico.
Botero é oficialmente acusado de participação nos crimes de enriquecimento ilícito e aceitação de dinheiro gerado por atividades ilegais -no caso, o narcotráfico.
O procurador-geral, Alfonso Validivieso, disse que a prisão de Botero foi "absolutamente necessária para a investigação.

Texto Anterior: País teve sucessivos estados de emergência
Próximo Texto: Cali detém 70% do tráfico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.