São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT deve confirmar Dirceu na presidência

CARLOS EDUARDO ALVES
ENVIADO ESPECIAL A GUARAPARI

O ex-deputado José Dirceu deve ser eleito hoje o substituto de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência do PT. Até a manhã de ontem, a ala ``esquerda" do partido ainda não havia definido o nome do adversário de Dirceu, candidato do grupo de ``centro" da legenda.
O único nome que poderia ameaçar o favoritismo de Dirceu era o do também ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio. Até há pouco tempo um dos expoentes da ala moderada do PT, Plínio teve sua candidatura lançada pela extrema esquerda petista, mas na sexta-feira anunciou a líderes do partido que não participaria da disputa.
``Plínio disse a mim que não era candidato, mas, mesmo se fosse, eu venceria com uma margem mínima de 30 votos", disse Dirceu. O colégio que votará hoje é estimado em 400 delegados.
Se confirmar o favoritismo, Dirceu enfrentará uma oposição dura das alas mais à esquerda. A restrição a Dirceu, avaliado no PT como dono de um estilo implacável com os adversários internos, pode ser medida pela reação dos grupos de ``esquerda" e ``extrema esquerda" no primeiro dia da convenção petista, na sexta-feira, em Guarapari (ES).
Os mais variados setores do esquerdismo do PT conseguiram chegar a um texto único na hora de votar a tese (orientação para a política do partido) na convenção.
O temor do estilo trator de Dirceu gerou a união da esquerda do PT, que perdeu a votação da tese por apenas dois votos.
Para chegar à vitória, Dirceu teve que contar com o apoio do grupo do deputado José Genoino, rotulado como ``direita" no espectro da legenda.
Na eleição de hoje, qualquer que seja o adversário, Dirceu terá os votos (estimados entre 15 e 20) do setor ligado ao deputado estadual paulista Rui Falcão.
Falcão, que há dois anos liderou a virada à esquerda na cúpula do PT, rompeu com os grupos mais ortodoxos do partido e está se aproximando de Dirceu e Lula.
``O partido vai ter é direção política", responde Dirceu aos que apostam que seu estilo será um detonador permanente de crises num PT já dividido.

Texto Anterior: Ações do banco correm risco de desapropriação
Próximo Texto: Dirceu espera evitar o "ultra-esquerdismo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.