São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Facilidade de uso começa na instalação

EDUARDO MARQUES; ANDERSON NICOLAU FERREIRA; ANA MARIA T. DOS SANTOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Testes feitos com a versão 950-3 do ``Windows 95" (a versão comercializada será um pouco diferente) mostram que as facilidades do novo sistema já começam na instalação.
O Assistente de Instalação indica todos os passos do processo de instalação, conduzindo e orientando o usuário, até indicando as atitudes a tomar caso algum tipo de problema ocorra.
O novo sistema tem uma tela mais limpa que a do ``Windows 3.x", com um conjunto básico de ícones e uma barra de tarefas, dispensando o menu suspenso e os congestionados grupos de ícones do seu antecessor.
Além disso, o ``Win95" trata todos os arquivos e recursos como objetos (ícones) e introduz os conceitos de atalho e pasta.
Um atalho para um recurso (arquivo ou dispositivo físico) é um ícone marcado com uma pequena seta na extremidade inferior esquerda, que recebe o mesmo nome do recurso.
Quando um atalho é apagado, o mesmo não acontece com o arquivo ou a ligação com um dispositivo físico que o atalho representa.
A pasta tem a finalidade de facilitar a organização dos objetos na tela, como o já conhecido grupo de ícones do ``Windows 3.x".
Uma pasta pode conter ícones para recursos, atalhos e até outras pastas, o que não era possível no ``Windows". A barra de tarefas, situada no rodapé da tela, pode ser colocada, com o mouse, em qualquer outra das extremidades.
A barra contém botões que representam as aplicações abertas. Não inclui o botão Iniciar, que ativa uma sequência de menus que dão acesso a todas as aplicações presentes no sistema.
O menu inicial está dividido em tópicos que classificam os ícones, denominados Programas, Documentos e Configurações.
Quando o usuário coloca o cursor em uma das opções (não é preciso clicar), abre-se novo menu.

Texto Anterior: Como formatar disco de XT
Próximo Texto: Memória deve ter 8 Mbytes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.