São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995 |
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Empresas entram no mundo do faz-de-conta
LUCIA REGGIANI
Exemplos não faltam. O laboratório farmacêutico Glaxo, dos EUA, tem substituído cobaias vivas por virtuais, fazendo simulação por computador do efeito de drogas. O programa usado, de modelagem molecular, é da norte-americana Biosyn. ``Só a perfuração de um poço de petróleo custa US$ 6 milhões. Já um pacote de computador e programa para análise geofísica com visualização tridimensional fica em torno de US$ 70 mil", diz Sílvio Requeijo, gerente de marketing no Brasil da empresa de computação visual Silicon Graphics. No Brasil, a Petrobrás utiliza o software da Landmark (EUA) para simular exploração de petróleo. E o grupo Brasmotor, do qual fazem parte Consul e Brastemp, está desde janeiro implantando cerca de cem máquinas Silicon Graphics para desenvolver produtos. Na Inglaterra, a Ford desenvolveu com a IBM os testes em realidade virtual do Galaxy, carro que a montadora lança em setembro. Quem esteve na Comdex, feira de informática encerrada sexta-feira em São Paulo, pôde passear a bordo do novo Ford, ouvir as sugestões do motorista, ligar o rádio, abrir janela e teto solar. A sensação de estar de verdade dentro de um carro de mentira tem por trás o software V-Space, que funciona em ``Windows" (em micro 486DX4 de 100 MHz turbinado com aceleradores de placa da IBM, além de capacete e mouse da inglesa Virtuality, especializada em RV para entretenimento). Um dispositivo parecido com um cogumelo gigante é colocado próximo do viajante virtual e funciona como ponto de referência. Ele emite ondas magnéticas que transmitem para o capacete e o mouse a posição da pessoa. O sistema chama-se ``Elysium", custa cerca de US$ 100 mil e foi usado no projeto de reforma do metrô de Paris. Corredores ficaram mais largos depois dos passeios virtuais dos arquitetos. Texto Anterior: Digital lança modelo Pentium de 90 MHz; ``Windows 95" pode ser pedido na Impacto; Periférico `ligue e use' chega ao mercado; Kit Multimídia em oferta na Videocompo; Iomega lança versão mais rápida do Zip Drive Próximo Texto: Marketing usa boneco virtual Índice |
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