São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marketing usa boneco virtual

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem passou pelo estande da Compaq na Comdex parou para ver nas telas um sujeito de cabeça alaranjada chamando quem passava pelo microfone.
Era o boneco virtual EggWaldo, contratado pela empresa para atrair público. O EggWaldo tem bigode, mas nasceu em 94, no software ``VActor", desenvolvido pela norte-americana Singraphis e representado no Brasil pela ANT.
A Comdex foi sua terceira apresentação no país -as outras ocorreram na UD, no início deste ano, para Brasmotor e Nintendo.
Por enquanto, o EggWaldo só tem a cabeça -animação de corpo inteiro ainda sai muito caro, segundo Pier Luigi Palumbo, 37, diretor da ANT.
Sensores colocados no rosto de um ator captam as expressões e as enviam para uma estação Indigo2 Extreme, que faz a animação do boneco em tempo real.
A propósito, a Extreme, utilizada na produção de efeitos especiais de filmes como ``Gasparzinho" e ``Forrest Gump", acaba de perder a liderança no grupo dos desktops mais rápidos.
Na Comdex, a Silicon Graphics fez o lançamento mundial da Indigo2 Impact, com capacidade de processamento cem vezes maior que a do modelo anterior.
A Impact chega ao mercado em setembro com processadores R4.400 da MIPS Technologies de até 250 MHz. No próximo trimestre, fica pronta a Max Impact, com chip R8.000 de 75 MHz, duas vezes mais poderosa.
Essas novas máquinas permitem a construção e manipulação de objetos tridimensionais já com a textura certa em tempo real.
Uma Impact com 64 Mbytes de RAM e 2 Gbytes de disco rígido custa US$ 44 mil, sem os impostos. Inclui o ``Mekton", game 3D com imagens de alta resolução.
(LR)
ANT: tel. (011) 62-4083; SILICON GRAPHICS: tel. (011) 851-1711

Texto Anterior: Empresas entram no mundo do faz-de-conta
Próximo Texto: Redes têm controle em 3D
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.