São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT reage a ataque de ex-dirigente

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário-geral do PT, Gilberto Carvalho, criticou o comportamento de César Benjamin, o ex-dirigente petista que anunciou, em artigo publicado ontem na Folha, seus desligamento do partido.
Apontado como ``xiita" (de tendência extrema-esqueda no PT), Benjamin provocou insatisfação entre os petistas ao fazer acusações contra o novo presidente do partido, o ex-deputado federal José Dirceu.
O ataque ao ex-deputado ocorreu durante o encontro do partido no último final de semana em Guarapari (ES).
Benjamin, que é do Rio, criticou Dirceu pelo fato da sua campanha ao governo de São Paulo, no ano passado, ter recebido recursos da empreiteira Norberto Odebrecht.
``Só agora, no encontro, ele (Benjamin ) lembrou de questionar esse tema", disse Carvalho. ``Foi oportunismo".
Segundo Carvalho, Benjamim nunca havia discutido financiamento de campanhas eleitorais.
A Folha apurou que a opinião de Carvalho é unânime na direção nacional do partido. Para o comando petista, o seu artigo publicado ontem faz acusações genéricas e levianas.
O texto diz que o PT precisa de uma ``solução moral" para resolver a sua crise. ``Dirceu é inocente, mas não o sistema de poder que governa o PT, aliás com o apoio das bases", disse Benjamin no seu artigo.
Para Carvalho, o fato de ter comunicado a desfiliação do partido por um texto no jornal foi deselegante. ``Recebemos com tristeza desfiliação de um militante que muito ajudou ao partido, mas a atitude dele no encontro foi desastrosa", disse.
Carvalho lembrou que a relação de Benjamin com o PT teve outro momento difícil, em 1984, quando foi suspenso por ter ido trabalhar com a equipe do então prefeito do Rio Saturnino Braga, eleito pelo PDT.

Texto Anterior: Jáder Barbalho cede à pressão e renuncia
Próximo Texto: Pefelista ataca Motta e quer retaliação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.