São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bactérias resistentes expandem pneumonia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Casos de pneumonia causados por bactérias que se tornaram resistentes a medicamentos estão aumentando, mas o número de mortes devido à doença não está, por outro lado, crescendo.
As conclusões são de dois estudos independentes publicados na edição de hoje da revista "New England Journal of Medicine".
Segundo cientistas dos CDC (sigla em inglês para Centros para Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, as drogas contra pneumonia estão ficando menos eficientes, porque as bactérias estão se adaptando aos tratamentos.
Foram estudados 431 casos da doença, dos quais 25% eram resistentes à penicilina. Há menos de dez anos, bactérias resistentes à penicilina eram cerca de 0,02%. "Os números são impressionantes", disse Alexander Tomasz, da Universidade Rockefeller (EUA).
O segundo estudo, do Hospital de Bellvitge, em Barcelona (Espanha), concluiu que, apesar dessa resistência, a taxa de mortalidade devida à pneumonia é a mesma.

Texto Anterior: Equipe fotografa esperma gigante
Próximo Texto: Neanderthal conviveu com homem moderno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.