São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neanderthal conviveu com homem moderno

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O homem de Neanderthal não foi bruscamente substituído pelos homens modernos, mas conviveu com eles por cerca de 10 mil anos, segundo pesquisa publicada na revista "Archaeology".
Fósseis desenterrados da gruta de Zafarraya, em Málaga (sul da Espanha), indicam que homens de Neanderthal, espécie similar ao homem, habitavam a região há 30 mil anos, 10 mil anos após a aparição do homem moderno europeu.
Os cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França e da Universidade de Málaga estudaram ferramentas de pedra, uma mandíbula de homem de Neanderthal e ossos de cabras abandonados na gruta.
Segundo os pesquisadores, as ferramentas mais velhas encontradas no norte da Espanha atribuídas ao homem moderno têm entre 38 mil e 40 mil anos.
Os restos de homem de Neanderthal foram datados por dois métodos (conhecidos como de carbono-14 e de tório/urânio) com idade entre 37 mil e 33 mil anos.

Texto Anterior: Bactérias resistentes expandem pneumonia
Próximo Texto: Medida seria uma alternativa a juros altos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.