São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voto eletrônico atingirá 30 milhões de eleitores

DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de voto eletrônico deverá atingir 30,1 milhões de eleitores no pleito municipal de 1996.
O ministro Carlos Velloso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse ontem que o governo pretende informatizar o voto nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
No Brasil, são 53 os municípios nessa condição. Em São Paulo, há 11 municípios com mais de 200 mil eleitores e um universo de 9,9 milhões de votantes.
São Paulo opinará na escolha do sistema a ser implantado porque concentra quase um terço do colégio eleitoral em que será adotado o sistema.
Estão sendo avaliados três protótipos de máquinas, em que o eleitor irá digitar seu voto, que será impresso e depositado automaticamente em uma urna acoplada.
As máquinas serão compradas em concorrência internacional e instaladas em 60,2 mil seções eleitorais. O governo prevê gastos de R$ 78,3 milhões com a adoção do voto eletrônico.

Texto Anterior: Relator se opõe a limitar pesquisa eleitoral
Próximo Texto: De maneira gradual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.