São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ozônio põe bairro da zona oeste em atenção

ROGERIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) decretou ontem estado de atenção na região da Lapa (zona oeste de São Paulo), devido à alta concentração de ozônio no ar.
O ozônio provoca irritação nos olhos e nas vias respiratórias e envelhecimento precoce de tecidos humanos e de materiais como borracha e metais.
Além da estação de medição da Lapa, a estação da Cetesb localizada no bairro de Vila Parisi, em Cubatão (65 km a sudeste de São Paulo), também apresentou má qualidade do ar.
Outras oito estações na Grande São Paulo tiveram qualidade do ar considerada inadequada.
A companhia prevê uma piora da situação da poluição para hoje, por causa das más condições para dispersão de poluentes (falta de ventos e de chuva).
"Caça-Fumaça"
Em três dias de ``Operação Caça-Fumaça", a Cetesb já multou 6.942 caminhões e ônibus por excesso de emissão de fumaça preta.
Esta é a terceira vez que a operação é realizada este ano. Até domingo passado, haviam sido aplicadas 4.989 multas.
Em 1994, somente com a fiscalização de rotina, foram aplicadas 2.067 multas.
Os ônibus e caminhões, isentos de participar do rodízio de veículos na próxima semana, são as principais fontes de emissão de partículas inaláveis e dióxido de enxofre, presentes na fumaça.
A concentração excessiva desses poluentes pode provocar irritação das vias respiratórias e a diminuição da função pulmonar.
Os veículos infratores são multados em R$ 197,40. Nos casos mais graves, quando a emissão de fumaça é excessiva, o veículo pode ser apreendido.
(RW)

Texto Anterior: Lotações são liberadas na semana do rodízio em SP
Próximo Texto: Supersena recebe apostas até amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.