São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lotações são liberadas na semana do rodízio em SP

ROGERIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura de São Paulo vai liberar a utilização de carros particulares como lotação na próxima semana, quando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza a ``Operação Rodízio".
Segundo o secretário municipal dos Transportes, Carlos de Souza Toledo, a medida visa oferecer alternativa de transporte àqueles que não puderem usar seus carros.
Toledo afirmou que a prefeitura não atenderá o pedido do secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, para a liberação de uma faixa nas principais vias da cidade para veículos com três pessoas.
Para ele, a medida não incentivaria a carona, como quer o secretário estadual do Meio Ambiente.
``A medida prejudicaria o trânsito, porque eliminaria uma faixa para o tráfego normal", disse Toledo.
O secretário dos Transportes disse ainda que na semana do rodízio a cidade deve ter toda sua frota de ônibus colocada nas ruas. Haverá um aumento de cerca de 6% na oferta de ônibus.

Município
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, disse ontem que a prefeitura poderá adotar um ``rodízio de veículos municipal" para controlar a poluição a partir de 96.
Segundo Zulauf, o Código Municipal do Meio Ambiente, que está sendo preparado pela secretaria e será enviado para apreciação da Câmara Municipal em outubro, dá poderes ao município de tomar medidas de combate à poluição.
Zulauf nega que a medida seja uma ``expropriação" da idéia do governo estadual, que na próxima semana fará um teste para a adoção do rodízio na Grande SP.
Segundo o secretário, o rodízio da prefeitura só seria adotado quando houvesse ``episódios agudos de aumento da poluição".
Zulauf disse que a prefeitura não terá nenhuma participação efetiva no rodízio da próxima semana. "Apenas torcemos para que dê certo", disse.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, a proposta da prefeitura "reconhece a legitimidade" do rodízio como meio de combate à poluição.
``Acho excelente, mas não entendo porque a prefeitura não nos apoiou desde o início", disse Feldmann.
Para ele, a prefeitura deveria ter uma participação mais efetiva na gestão do rodízio. "É uma medida que interfere diretamente no trânsito da cidade", afirmou.
A ``Operação Rodízio" acontece entre segunda e sexta-feira da próxima semana, das 7h30 às 17h30, em toda a Grande São Paulo.
A cada dia, haverá restrição à circulação de veículos com dois finais de placa. A secretaria pretende retirar 20% dos veículos das ruas por dia. Não haverá multa para os infratores.

Texto Anterior: PM do Rio acha droga e granada na Tijuca
Próximo Texto: Ozônio põe bairro da zona oeste em atenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.