São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empréstimo à indústria naval sofrerá mudança

CARI RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deve anunciar nos próximos dias os novos critérios para financiamento da construção naval. Os novos empréstimos para construção de navios devem ter prazo de pagamento de 12 anos, com carência de três anos e juros variando entre 6% e 4% ao ano.
Os estudos estão sendo feitos pelos ministérios dos Transportes e Planejamento e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Os saldos devedores dos contratos serão renovados com base na TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) ou na variação cambial, conforme a opção do armador, segundo o secretário de Produção do Ministério dos Transportes, Marcos Vinícius Bastos. Hoje, o saldo devedor é corrigido pela TR (Taxa Referencial de juros).
Segundo ele, o objetivo do governo é dinamizar a produção naval, aumentando a participação dos navios privados brasileiros nas exportações e importações.
O agente financeiro será o BNDES, que receberá crédito direto do FMM (Fundo da Marinha Mercante), conforme Bastos.
A autorização para repasse do crédito do FMM para o BNDES será feita por meio de medida provisória que está sendo concluída pelo Ministério dos Transportes, afirmou Bastos.

Texto Anterior: Reeleito, Ferreira critica arrocho e juro
Próximo Texto: Índice da Bolsa paulista tem alta de 3,84%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.