São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crediário vai ter prazo ampliado

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A liberação das restrições ao crédito, anunciada ontem pelo ministro Pedro Malan (Fazenda) a empresários, envolve medidas na área de financiamento, redução do compulsório e mudanças nos consórcios.
Estudos feitos no Ministério da Fazenda prevêem que o prazo máximo para financiamento de compras com recursos bancários aumente de três para cinco meses.
A Folha apurou que também está sendo estudada a ampliação do prazo para formação de novos grupos de consórcios de veículos. O atual prazo de seis meses deve subir para 24 meses, mas os ``carros populares" não devem ser beneficiados.
Em julho, o prazo para compra de veículos foi elevado de três para seis meses.
O prazo máximo de cinco meses para financiamentos com recursos bancários evitaria uma queda acentuada na atividade industrial e também uma explosão de consumo, que elevaria os preços e a inflação.
A previsão da equipe econômica é de anunciar estas medidas em setembro, mas elas poderão ser divulgadas antes porque os dados que o governo está recebendo dos empresários mostram desaquecimento na economia.
As medidas aliviam as restrições ao crédito. Com isso, as vendas da indústria podem aumentar e as empresas não teriam necessidade de demitir funcionários.
A equipe econômica estuda reduzir o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de crédito, que hoje é de 18%. O compulsório que os bancos recolhem sobre depósitos à vista também pode cair de 83% para 70%, mas isso não tem data certa para entrar em vigor.
Malan disse aos empresários que ``nos próximos dias prosseguiremos com as medidas para desmontar a parafernália dos compulsórios e restrições ao crédito".

Texto Anterior: Antarctica vai erguer fábrica em Joinville
Próximo Texto: PIB comercial mexicano recua 21,3%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.