São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil perde e está quase fora de Atlanta

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A NEUQUÉN

O time masculino de basquete do Brasil está praticamente fora da Olimpíada de Atlanta-96.
A seleção perdeu para o Canadá por 104 a 99, ontem à noite, em Neuquén, sul da Argentina, na penúltima rodada da fase de classificação do Torneio Pré-Olímpico das Américas, que oferece três vagas para Atlanta.
Hoje, às 22h, o Brasil joga contra Porto Rico. Uma vitória nesta noite e uma derrota do Uruguai diante de Cuba classificam o Brasil para as semifinais. Como o Uruguai enfrenta Cuba às 17h, os brasileiros entram na quadra sabendo se têm ou não chances.
Os times da Argentina e Porto Rico, com cinco vitórias e uma derrota cada, já estão classificados para as semifinais do Pré-Olímpico. O Canadá (quatro vitórias e duas derrotas) praticamente assegurou sua passagem às semifinais.
O time do Brasil começou bem a partida de ontem. Israel, Pipoca, Oscar, Fernando e Maury estabeleceram vantagem de 12 a 8.
O Canadá, revezando os jogadores desde o início, também estava apresentando um jogo consistente. Preocupado com a precisão do ala Oscar nos arremessos, o técnico canadense Steve Konshalski determinou uma marcação especial sobre o cestinha brasileiro.
O ala/pivô Wayne Yearunod (30 anos e 2,03 m), o ala Dwint Walton (30 anos e 1,97 m) e o ala/pivô Michel Meeks (23 anos e 2,05 m) se revezaram na função de bloquear Oscar.
Por causa de uma disputa com Wayne, quando foi punido com falta (a primeira das três que cometeu no primeiro tempo), Oscar se irritou e chegou a discutir com os juízes.
O Canadá, jogando com determinação na defesa e pressionando o ataque brasileiro, passou a levar vantagem. Avançou para 33 a 24, aos 13min10s de jogo.
Com Josuel, Israel, Oscar, Márcio e Rato na quadra, o Brasil conseguiu reagir e voltou a equilibrar o marcador. Depois de empates em 42 e 44 pontos, o Canadá avançou e terminou na frente no primeiro tempo por 50 a 48.
O Brasil voltou com Josuel, Pipoca, Oscar, Fernando e Rato para o segundo tempo. O Canadá manteve o ritmo e avançou para 75 a 69, em nove minutos.

Equipes e marcadores: Brasil - Maury 5, Fernando 12, Oscar 30, Pipoca 7, Israel 21, Rato 1, Márcio 7 e Josuel 16: Canadá - Nash 13, Meeks 17, Keane 11, Allen 12, Vickery 9, S. Hamilton 13, Hallas 14, Wiltjer 2, Yearunod, 13 e Njoku.

NA TV
Globosat/Sportv, ao vivo, às 22h

Texto Anterior: Paraná bate Juventude usando contra-ataque
Próximo Texto: Seleção pega Porto Rico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.