São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curta de Hitchcock abre festival em SP

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O sexto Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo começa hoje no Museu da Imagem e do Som (MIS) com uma programação representativa da diversidade e do bom nível do evento.
Entre os sete títulos da abertura, há desde um curta pouco conhecido de Hitchcock (``Bon Voyage", de 1943) até uma animação russa premiada no último festival de Cannes (``Gagarin", de Alexij Kharitidi). Sem falar na preciosidade ``Le Chalet du Cycle", rodado pelos irmãos Lumière em 1895.
Completam a programação um cinejornal de 1942 mostrando Orson Welles no Brasil, a animação japonesa ``Filme Quebrado" (Osamu Tezuka, 1984), o mexicano ``As Asas de Alicia", de Alejandro Cantú, e a animação brasileira ``Batucada", de Roberto Miller.
O melhor da noite é ``Bon Voyage". Mesmo limitado pelo tempo (26 min.) e pelos objetivos do ``esforço de guerra", Hitchcock mostra todo seu talento narrativo.
O filme trata de um oficial aliado e sua saída clandestina da França ocupada pelos nazistas. Em sua versão dos fatos, ele é ajudado por membros da Resistência francesa.
Na versão que lhe é contada pela inteligência britânica, os mesmos fatos são revistos de outro ângulo, e neles o protagonista está cercado de agentes da Gestapo.
A decepção fica por conta do mexicano Cantú, um dos convidados do festival. Seu ``As Asas de Alicia" faz homenagem duvidosa a Mélis, misturando a fantasia visionária do pioneiro francês a um surrado realismo mágico.
(JGC)

Evento: 6º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
Quando: abertura hoje, às 21h
Onde: no MIS (av. Europa, 158, tel. 011/881-1129); a mostra porssegue amanhã no MIS, Espaço Banco Nacional e Centro Cultural São Paulo
Preço: entrada franca

Texto Anterior: Gravadora francesa lança Jobim `inédito'
Próximo Texto: Clubefolha tem novo formato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.