São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes do PT tentam convencer Benjamin a voltar para o partido

DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DO RIO

Lideranças do PT, a maioria delas ligadas à tendência ``Hora da Verdade", tentam convencer César Benjamin, ex-dirigente petista, a continuar no partido. Ele anunciou sua desfiliação em artigo publicado anteontem na Folha.
Apontado como ``radical", Benjamin provocou insatisfação entre os petistas ao fazer acusações que atingiram o novo presidente do PT, o ex-deputado federal José Dirceu.
O ataque ocorreu durante o encontro do partido no último fim-de-semana, em Guarapari (ES). Benjamin criticou Dirceu por sua campanha ao governo de São Paulo ter recebido recursos da empreiteira Odebrecht.
Na opinião de Valter Pomar, da tendência ``Hora da Verdade", ``é melhor Benjamin permanecer no partido para tentar melhorá-lo".
O prefeito de Santos, David Capistrano, também demonstra insatisfação com a desfiliação. ``Se o partido estivesse votando a exclusão (de Benjamin), eu seria contra", disse.
No Rio, Benjamin disse que sua decisão de deixar o PT ``é profunda", mas não descartou a hipótese de voltar. ``Não gostaria de usar a palavra irreversível", afirmou.
Benjamin ajudou a fundar o PT, em 1980. Foi um dos coordenadores do programa de governo da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência em 94.
Benjamin disse que decidiu deixar o PT quando escrevia o artigo publicado anteontem na Folha.
Segundo ele, ``os dirigentes são pessoas de bem, como o José Dirceu, mas não estão dispostos a promover uma reforma intelectual e moral com a profundidade que o partido precisa".
``Foi uma decisão dura, sofrida. Chorei muito", disse.

Texto Anterior: Referência ao Grito dos Excluídos em nota causa polêmica na CNBB
Próximo Texto: Dano ambiental é inevitável, diz ex-ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.