São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doenças venéreas favorecem a Aids

DA REDAÇÃO

A OMS (Organização Mundial da Saúde) publica hoje artigo na revista "The Lancet" recomendando melhores programas para controle de doenças sexualmente transmissíveis como forma de conter o avanço da Aids.
Segundo o órgão, a presença de doenças como gonorréia ou sífilis aumenta a chance de transmissão do HIV -o vírus causador da Aids-, provavelmente porque a inflamação causada por essas doenças facilita a entrada do vírus na corrente sanguínea.
A recomendação veio de observações feitas por cientistas da Tanzânia e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (Reino Unido) e do Instituto de Medicina Tropical (Bélgica).
Segundo o estudo, em países pobres -ao contrário do que ocorre nos ricos- o contato heterossexual é a principal forma de transmissão do HIV -o vírus da Aids.
Isso seria causado justamente pela grande incidência de doenças sexualmente transmissíveis nos países em desenvolvimento.
Os pesquisadores analisaram 12 comunidades na Tanzânia. Seis delas participaram de um programa de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Foram acompanhados mil indivíduos de cada comunidade por um período de dois anos, com idades variando de 15 a 54 anos.
Foram estudados nessas pessoas casos de Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
As populações que participaram do programa apresentaram 42% menos casos de infecção pelo HIV que as outras seis.
Como não houve mudança no comportamento sexual dos habitantes, os pesquisadores concluíram que a a diferença foi causada pela redução dos casos de doenças sexualmente transmissíveis.

Texto Anterior: COMO PAGAR AS CONTAS
Próximo Texto: Droga reduz o risco de infarto em 68%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.