São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga reduz o risco de infarto em 68%

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas da Universidade de Uppsala (Suécia) apresentaram na quinta-feira a droga "Fragmin R", que, segundo eles, reduz 68% dos casos de ataques cardíacos.
Os cientistas aplicaram a droga em 1.500 pessoas que sofriam dores toráxicas, devidas a anginas do peito. A equipe informou que, depois de seis dias de aplicação, os sintomas foram reduzidos sensivelmente.
Foram detectadas pequenas hemorragias em alguns casos, como efeito colateral do remédio, que está sendo vendido em 40 países.

Arritmia
Outro estudo, publicado na revista "Nature" de ontem, sugere que uma forma congênita de arritmia cardíaca é causada por uma mutação genética.
A descoberta, feita por cientistas da Universidade Vanderbilt (EUA), pode levar ao desenvolvimento de novas drogas contra doenças cardíacas semelhantes.
Segundo os pesquisadores, a anomalia provoca a síndrome de Longo QT (QT é derivado do intervalo Q-T no eletrocardiograma que representa o momento de relaxamento do coração).
A mutação acontece no gene SCN5A, responsável pela produção de uma proteína utilizada pelo coração.

Texto Anterior: Doenças venéreas favorecem a Aids
Próximo Texto: Aeronáutica apóia projeto para pagar indenizações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.