São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória hoje no basquete leva o Brasil à Olimpíada

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A NEUQUÉN

O basquete masculino do Brasil tenta carimbar seu passaporte para a Olimpíada-96 esta noite, em Neuquén, Argentina.
Os brasileiros enfrentam os argentinos, às 20h, nas semifinais do Pré-Olímpico das Américas. O vencedor se classifica para os Jogos de Atlanta (EUA).
É uma missão difícil. Os argentinos estão fora das Olimpíadas há mais de 40 anos, desde Helsinque-52, Finlândia.
``É um sonho para mim. Os jogadores estão unidos. Metaforicamente, estamos em uma guerra; cada jogo é uma batalha", afirmou o técnico Guillermo Edgardo Vecchio, da equipe Argentina.
Os brasileiros têm outro desafio: manter o Brasil dentro da Olimpíada. Desde a introdução do basquete nos Jogos, em Berlim-36, o país só ficou fora uma única vez, em Montreal-76.
O jogo é uma revanche. Na fase de classificação deste Pré-Olímpico, os argentinos perderam apenas uma partida, coincidentemente para o Brasil (83 a 78).
Depois, o time entrosou. O Brasil, ao contrário, realizou uma campanha irregular.
``Apesar das dificuldades, especialmente a pressão da torcida, que influencia até os juízes, temos chance de vitória", afirmou o técnico Ary Ventura Vidal, do Brasil.
Na outra semifinal, às 18h, jogam Porto Rico e Canadá. Três times se classificam para Atlanta.

As equipes prováveis: Brasil - Israel, Pipoca, Oscar, Fernando e Maury (formação inicial), mais Josuel, Rogério, Rolando, Chuí, Rato, Caio e Márcio. Argentina - Ossela, Nicola, De la Fuente, Espil e Milanésio (formação inicial), mais Wolkowysky, Faravello, Villar, Mitchel, Oberto, Racca e Pere

Texto Anterior: 'Uniformizado' evita público
Próximo Texto: Duelo de armadores pode decidir a partida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.