São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão de Humor faz centro de documentação

MARTA AVANCINI
DA FOLHA SUDESTE

Cartunistas, chargistas e desenhistas de todo o mundo participam, a partir de hoje, da 22ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que reúne 250 trabalhos. Além da exposição, o salão deste ano traz inovações com o objetivo de ampliar o evento.
Entre as novidades estão o lançamento de uma medalha para premiar os destaques nas áreas de humor, jornalismo e artes gráficas, além da criação de um prêmio e de um centro de documentação.
A Medalha Fortuna, homenagem ao cartunista Reginaldo Fortuna, que morreu em 94, vai ser entregue na abertura do salão a nove personalidades, entre eles o empresário José Mindlin, considerado pela organização do evento um incentivador da cultura.
O Troféu Piracicaba vai ser entregue na edição de 96 do salão para os melhores trabalhos em televisão, literatura e quadrinhos.
O salão de 95 também marca o lançamento do Centro de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor. O centro vai reunir informações sobre eventos nacionais e internacionais semelhantes ao salão de Piracicaba.
Este ano, dois brasileiros e dois ucranianos venceram nas quatro categorias -caricatura, charge, cartum e história em quadrinhos. Eles foram selecionados entre 1.800 profissionais de 48 países.
Apesar do lançamento oficial do salão estar marcado para hoje, ontem foi aberta a exposição ``21 Anos de Humor", que reúne trabalhos desde a primeira edição do festival, quando teve caráter de resistência ao movimento militar.

Evento: 22º Salão Internacional do Humor de Piracicaba
Quando: Abertura oficial hoje, às 20h
Onde: Teatro Municipal de Piracicaba (r. Gomes Carneiro, 1.212 - tel. 0194/34-2168 ou 33-4952)

Texto Anterior: "Da Lata" exalta o Rio multicultural
Próximo Texto: Bomba! Das Dores, a heroína de Pindaíba!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.