São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Da Lata" exalta o Rio multicultural

LUIZ CAVERSAN
DIRETOR DA SUCURSAL DO RIO

É o novo som na praça, diz o verso de ``Veneno da Lata", principal música do recém-lançado disco da carioca Fernanda Abreu. É uma grande verdade e também uma mentirinha.
Uma mentirinha no sentido de que não se trata propriamente de um novo som, mas ``o" som de Fernanda que retorna às paradas com embalagens novas.
Mas uma grande verdade se você pensar que tudo o que tem criatividade é de alguma forma novo.
Fácil colher adjetivos para Fernanda Abreu: do bem, ousada, talentosa, bonita, metida, rainha da dance music nacional.
Fernanda funde ritmos, tendências, possibilidades, referenciais estéticos e sonoros. Faz samba-rock-funk ou seja lá o que resulte da apropriação reinterpretativa desses caminhos musiciais.
Faz, sem dúvida, música para dançar. Para quem gosta de dançar ou ouvir música dançável.
Mas o bacana é que seu ``discurso" não é vazio. Seu referencial basicamente carioca e urbano fala muito intimamente com quem está ligado no que ocorre nesta cidade. O que ocorre de bom, principalmente, porque há sempre uma alegria possível na exaltação das riquezas que submergem da miséria e da confrontação social. Nada mais Rio de Janeiro 1995.
Fernanda Abreu faz esta apropriação multicultural do Rio-todas-as-zonas sempre a partir da zona sul, sem que isso permita o surgimento de preconceito.
Seu atual passeio musical parte do suíngue da escola de samba, passa pela pista de dança, por Caetano Veloso, tem referências de Cassiano e até reverencia a Bossa Nova. Sem conflitos, ao contrário.
Mas o que mais chama a atenção é a sonoridade do batuque -o som da lata?-, da bateria reciclada, do que faz esta gente, bronzeada ou não, mostrar seu valor e chacoalhar os ossos.
Não passa em branco também o fato de haver ``proposta" neste seu novo trabalho. Tudo é pensado, do encadeamento das músicas e do sampler à escolha do cenário e da roupa. Vai fazer sucesso e isso será natural.

Disco: Da Lata
Artista: Fernanda Abreu
Lançamento: EMI
Preço: R$ 20

Texto Anterior: Grupo holandês se apresenta no Masp
Próximo Texto: Salão de Humor faz centro de documentação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.