São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China expulsa 2 jornalistas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A China expulsou ontem dois jornalistas de Hong Kong depois de acusá-los de espionagem militar, segundo a agência de notícias oficial do país, ``Xinhua".
A ``Xinhua" disse que os dois entraram no dia 18 de agosto pela costa da Província de Funjian. Eles teriam fingindo ser turistas.
``Eu só tirei fotos de pescadores", disse Tse. Os jornalistas afirmaram que foram à China sem a autorização oficial necessária.
Segundo a agência, os jornalistas admitiram ter sido enviados à China para tirar fotos e obter informações sobre manobras militares em Funjian e sobre testes de mísseis no mar do Leste da China.
Segundo a revista ``Next", os dois viajaram à região para informar sobre a reação da população local a essas manobras.
Jornalistas de Hong Kong precisam de aprovação do governo chinês, através da agência oficial ``Xinhua", para obter permissão para viajar a trabalho para a China.
A revista ``Next" é de Jimmy Lai, o empresário de comunicações que no ano passado escreveu artigo criticando duramente o primeiro-ministro chinês, Li Peng.

Texto Anterior: Ativista quer processar governo chinês
Próximo Texto: Acabam testes perto de Taiwan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.