São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcos teme escalada fascista

La Jornada
Da Cidade do México

DO "LA JORNADA"

A crise econômica e política que o México atravessa pode levar o país ao fascismo, segundo declarações do subcomandante Marcos publicadas ontem pelo diário.
O líder dos rebeldes zapatistas do Estado de Chiapas disse que não teme os militares, mas o crescimento eleitoral do conservador PAN (Partido da Ação Nacional, de oposição).
Segundo ele, o PAN estaria conseguindo capitalizar com vitórias o descontentamento popular.
``A alternativa dessa direita para resolver a crise política não é um golpe de Estado, no sentido clássico do termo", afirmou.
``Eles estão se preparando já, não para o ano 2000 (data das próximas eleições presidenciais). A Ação Nacional está apostando que o regime não aguenta os seis anos", disse.
Durante a entrevista, Marcos pediu a participação da população em uma consulta não-oficial promovida pelos zapatistas, que acontecerá amanhã.
Os eleitores dirão se concordam ou não com a transformação do movimento guerrilheiro em uma organização política independente.

Texto Anterior: Presidente do Egito oferece asilo a Saddam
Próximo Texto: Reunião em Pequim terá participação de Hillary
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.