São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA vedam estrangeiro na TV

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Lei de Telecomunicações dos Estados Unidos, em vigor desde 1934, proíbe que emissoras de rádio e TV sejam exploradas por estrangeiros.
Não há a mesma restrição no caso de jornais e revistas.
A legislação norte-americana determina que os canais de TV e rádio pertencem ao Estado, o qual concede licenças de operação a particulares.
No seu artigo 310, a Lei de Telecomunicações deixa claro que nem governos nem cidadãos nem empresas estrangeiras podem receber essas licenças.
No caso das empresas, a definição de estrangeira é a participação de capital internacional na sua constituição: o limite dela é 25%.
O caso mais polêmico de desafio a essa lei norte-americana é o do empresário de comunicação australiano Rupert Murdoch.
Quando começou a formar a Fox, a quarta rede nacional de TV nos EUA, Murdoch se naturalizou norte-americano, o que o colocou dentro da lei.
Este ano, uma das concorrentes da Fox, a NBC, denunciou que uma empresa australiana de propriedade de Murdoch detinha mais do que 25% do controle acionário da sua rede.
A Comissão Federal de Comunicação iniciou uma investigação, mas a NBC retirou a denúncia antes que ela tivesse chegado a qualquer conclusão.
Depois, Murdoch mudou a composição do controle acionário da Fox, que agora está de novo dentro da lei.

Texto Anterior: Restrição começou no período getulista
Próximo Texto: Invasor ameaça antigo quilombo em Goiás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.