São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jatene usa folhetos para aprovar a CMF; A FRASE; O NÚMERO; Sexo pode provocar hemorragia ocular; Dermatite altera o sono das crianças; Repouso depois de cirurgia é controverso

JULIO ABRAMCZYK

Jatene usa folhetos para aprovar a CMF
O ministro Adib Jatene, da Saúde (foto), está distribuindo relatório aos deputados federais em sua campanha para aprovação da CMF (Contribuição sobre Movimentação Financeira), mostrando que os atuais recursos são insuficientes para o cumprimento de programas prioritários na área da saúde pública.

A FRASE
"O Brasil é um vasto hospital"
(Do médico Miguel Pereira, em discurso em homenagem ao descobridor da doença de Chagas, Carlos Chagas)

O NÚMERO
50 ... por cento das infecções adquiridas por pacientes internados em 1.417 Unidades de Terapia Intensiva de 17 países europeus provocaram pneumonia, segundo estudo de Jean-Louis Vincent publicado no último número de "The Journal of the American Medical Association" (Jama).

Sexo pode provocar hemorragia ocular
Perder a visão na melhor fase de um relacionamento sexual muito intenso é uma situação extremamente rara, mas pode acontecer. Médicos do Instituto de Olhos e Ouvidos da Universidade de Pittsburgh, EUA, relatam na revista médica "Archives of Ophthalmology" de junho a ocorrência de casos de cegueira temporária provocada por hemorragia intra-ocular durante o ato sexual. Para Thomas R. Friberg e seus colegas, a idade poderia ser um fator predisponente, já que cinco dos seis pacientes tinham mais de 39 anos de idade.

Dermatite altera o sono das crianças
As crianças que têm dermatite atópica (uma alteração da pele semelhante ao eczema e que desaparece espontaneamente com a idade) apresentam também distúrbios do sono, relata o médico Ronald E. Dahl na revista médica "Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine" de agosto. Dahl destaca ainda a importância de promover hábitos adequados para as crianças, encaminhando-as cedo para a cama e evitando bebidas contendo cafeína. Para as crianças, remédios que induzem o sono não se mostram eficazes a longo prazo, segundo o especialista.

Repouso depois de cirurgia é controverso
O retorno de um paciente ao trabalho, após sofrer uma cirurgia, varia segundo o médico que o operou e não segundo o tipo de operação. Em operações comuns e sem complicações e nas que usam técnicas menos agressivas (laparoscopia), a média, na Inglaterra, tem sido de duas a 16 semanas, segundo o trabalho publicado por Ali W. Majeed na edição de 29 de julho do "British Medical Journal".

Texto Anterior: Florestan Fernandes morreu com a doença
Próximo Texto: Prêmio recorde provoca 'conflito interior'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.