São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peão brasileiro é campeão nos EUA

ROBERTO DE OLIVEIRA
DO ENVIADO ESPECIAL

Peão brasileiro de maior prestígio nos EUA, Adriano Moraes, 25, campeão mundial no ano passado pela PBR (Professional Bull Riders), gosta de ser chamado de caubói de Cristo.
Moraes mora há um ano e meio nos EUA, onde disputa provas em touro pelo torneio profissional americano.
O peão, natural de Matão (SP), gosta de afirmar ainda que não compete para ficar rico, mas sim para poder levar mensagens de Deus para ``quem quiser ouvir".
Campeão da NFR (National Final Rodeo), pela Calgary Stampede no Canadá, Moraes, porém, nunca venceu na maior festa de peão do mundo, Barretos.
Atuando como juiz e auxiliar técnico durante a 40ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que termina hoje, por causa de uma tensão muscular causada durante montaria no Texas, Moraes falou com a Folha na última sexta-feira.

Folha - Quem pode vencer na final em Barretos?
Adriano Moraes - Não gostaria de dar palpite. Mas há grandes peões como Fabrício Alves, Rogério Ferreira, Edson Avelino e Paulo Linhares, entre os brasileiros. Entre os estrangeiros os destaques são Tuff Hedeman e Michael Gaffney, entre outros.
Folha - Em sua família, você é o único peão?
Moraes - Não (risos). Tenho três irmãos que também montam touro no Brasil.
Folha - Quem está pagando seu patrocínio nos EUA?
Moraes - Estou sendo patrocinado pela Milano Hats, uma fábrica nova de chapéu de palha, localizada em Dallas.
Folha - Você se adaptou facilmente à vida americana?
Moraes - Viajo quase todos os dias, disputando provas por todo o país. Meu inglês me ajuda a me virar nos rodeios. Os peões americanos são amigos e companheiros. A ajuda é mútua. Aqui no Brasil, acaba criando um clima de rivalidade entre os peões.
Folha - Você não tem vontade de vencer em Barretos?
Moraes - Já venci outras provas em que os peões que disputavam foram campeões em Barretos. Gostaria de vencer para presentear o público que tanto me prestigia nesta festa.
Folha - Quanto dá para ganhar em média nos EUA por mês sendo peão da liga profissional de rodeios?
Moraes - Dá para ganhar cerca de US$ 10 mil por mês.
Folha - Você já está rico?
Moraes - Não e nem quero. Quero ter uma vida digna, do jeito que eu tenho. Não preciso mais do que isso. Quero mostrar para as pessoas do mundo, ou para quem quiser ouvir, que o único caminho que existe é o caminho de Deus.

Texto Anterior: Festa deve movimentar R$ 3,5 mi
Próximo Texto: Prêmio recorde provoca 'conflito interior'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.